

Além da novidade do som espacial, as duas salas possuem telas especiais gigantes com alta reflexão da luz, de 180 metros quadrados (com 10 metros de altura por 18 metros de largura) denominadas MaxScreen pela empresa Araújo. As salas MaxScreen 3D (1 e 3) possuem respectivamente capacidade para 350 e 369 espectadores. Já as salas 2, 4 e 5 (2D) possuem respectivamente 348, 100 e 232 lugares.
Existem apenas duas salas de cinema com telas maiores no Brasil: as salas IMAX (Imagem Maximum da empresa canadense de mesmo nome), uma em Curitiba no Shopping Palladium (Dom Bosco IMAX Theatre) e outra em São Paulo, no Shopping Bourbon Pompéia (Espaço Unibanco IMAX). Ambas as salas possuem telas de 21 m de largura por 14 metros de largura (o padrão mundial para o sitema IMAX são telas de 22 metros de largura por 16,1 metros de altura, mas existem maiores).
Com o novo sistema, são 24 canais de áudio instalados na sala, com caixas instaladas inclusive no teto do cinema. Uma boa sala de cinema é equipada com sistemas de 5, 6 ou 7 canais e tem em média 16 caixas de som surround espalhadas pelas paredes laterais e traseira, e mais 10 caixas atrás da tela, totalizando 26 caixas acústicas alimentadas por 5, 6 ou mais amplificadores. Com o IMM 3D UpMix é possível transfomrar trilhas de 5, 6 ou 7 canais em 24 canais, porém não com a mesma performance de um filme gravado com sistema de som espacial nativo.


As salas de cinema com som 3D de Maringá têm nada menos que 36 caixas de som surround espalhadas pelas paredes e pelo teto. Com as caixas atrás da tela, há um total de 48 caixas alimentadas por 20 amplificadores. Tudo isso não é apenas para aumentar o volume sonoro e sim para criar uma imersão sonora total para os espectadores.



Os filmes com este sistema de som devem chegar somente a partir de 2011, mas a curta apresentação do sistema (mostrado antes dos filmes exibidos na sala) demonstra do que o sistema é capaz. O clipe apresenta dinossauros de luz com raios e rugidos que parecem que vão derrubar a sala. O som é perfeitamente cristalino e parece mesmo que estamos dentro da cena. Imagine um filme com imagem 3D aliado ao som espacial. Será como estar dentro do filme literalmente. Isso sim é imersão total!
No final de abril de 2011 chega a vez de Campos dos Goytacazes (RJ) ganhar suas salas de cinema 3D com telas gigantes e tecnologia IMM Sound. Parabéns a Cinematográfica Araújo por sua constante inovação e por trazer para o Brasil o que há atualmente de mais moderno em tecnologia de exibição cinematográfica.
Assista ao trailer de apresentação do sistema:
Obs.: Sistema 5.1, 6.1 ou 7.1 é uma denominação para sistemas de home theater domésticos, onde o .1 refere-se ao subwoofer. Nos cinemas, as caixas frontais esquerda e direita possuem drivers para baixas frequencias que são os subwoofers, e geralmente compartilham os mesmos amplificadores.






Excelente, parabéns à Cine Araújo por poder comprar dos gringos esta tecnologia e enriquecer seu cardápio de conforto para expôr aos seus clientes.
ResponderExcluirVeja no blog abaixo mais uma opção de conforto aos usuários de cinemas e similares, esta é Brasileira e ainda não aplicada por falta de investimentos.
http://tecnologiaemcinemas.blogspot.com/